sábado, 27 de fevereiro de 2010
QUANTO VALE A EDUCAÇÃO?????
* Amigas, recebi hoje esse e mail, e não resisti....infelizmente essa é a realidade em que nós professores, educadores e responsáveis pelo ensino em nosso país, temos que enfrentar todos os dias.
E além de tudo isso, ainda esbarramos com a total falta de valorização do profissional, com os salários vergonhosos e as pressões diárias.
Por esses e outros motivos, que não me espanto, com a "falta" de BONS profissionais na nossa área, e vocês com certeza concordarão comigo...PIOR ( ou melhor..rs) QUE FAZEMOS TUDO POR AMOR!!! Amor a essa profissão tão DESVALORIZADA!!
> *A Evolução da Educação*
> Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação,
> datilografia...
> Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas,
> Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional
> antes de iniciar as aulas..
> Semana passada comprei um produto que custou R$15,80. Dei à balconista
> R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda
> mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina
> registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
> Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela
> não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos
> enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem
> entender. Por que estou contando isso?
> Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que
> foi assim:
> *1. Ensino de matemática em 1950:
> *Um lenhador vende um carro de lenha por Cr$ 100,00. O custo de
> produção é igual a 4/ 5 do preço de venda . Qual é o lucro?
> *2. Ensino de matemática em 1970:
> *Um lenhador vende um carro de lenha por Cr$ 100,00. O custo de
produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$80,00. Qual é o lucro?
> *3. Ensino de matemática em 1980:
> *Um lenhador vende um carro de lenha por Cz$ 100,00. O custo de
> produção é Cz$80,00. Qual é o lucro?
*4. Ensino de matemática em 1990:
> *Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção
> é R$80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
> ( ) R$ 20,00 ( ) R$40,00 ( ) R$60,00 ( ) R$80,00 ( ) R$100,00
> *5. Ensino de matemática em 2000:
> *Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção
> é R$80,00. O lucro é de R$ 20,00.
> Está certo?
> ( ) SIM ( ) NÃO
Ensino da matemática em 2009:
> *Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção
> é R$ 80,00.Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
> ( ) R$ 20,00 ( ) R$40,00 ( ) R$60,00 ( ) R$80,00 ( ) R$100,00
>
> *7. Em 2010 vai ser assim:
> *Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção
> é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00. (Se você é afro
> descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não
> precisa responder)
> ( ) R$ 20,00 ( ) R$40,00 ( ) R$60,00 ( ) R$80,00 ( ) R$100,00
> E se um moleque resolve pichar a sala de aula e a professora faz com
> que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora
> provocou traumas na criança.
> Em 1969 os Pais do aluno perguntavam ao "aluno": "Que notas são
> estas...????
> Em 2009 os Pais do aluno é que perguntam ao "professor": "Que notas são
> estas...????
> Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável:
>
> "Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
> Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
> Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o
> exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os
> aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive.