Páginas

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

OBRAS DE ALFREDO VOLPI


PLANO DE AULA


CONTEÚDO: OBRAS DE ALFREDO VOLPI

SÉRIE – MATERNAL ( crianças de 3 a 4 anos )

OBJETIVOS:

Desenvolver noção de espaço
Coordenação motora.
Interação
Cores

ESPECÍFICO:

Reconhecimento e uso das cores, respeito e prazer na construção e no trabalho em grupo.

ESTRATÉGIAS:

Pintura na parede:

Antes de começar a pintura na parede, o professor deverá ter apresentado e conversado durante a roda sobre o artista e mostrar algumas obras, como por exemplo:

O educador deverá ter colado antecipadamente folhas de papel pardo, cobrindo toda a parede que será realizada à atividade, é importante que esteja na altura das crianças.
As tintas que essas crianças realizarão o trabalho deverá ser feita da seguinte maneira:
Numa panela dissolva 2 copos de farinha de trigo em 5 copos de água fria -vá colocando a água aos poucos para não "embolotar"! - mexendo sempre até ficar homogênea.
Acrescente 1 colher de sobremesa de sal, leve ao fogo brando, mexendo com colher de pau, até obter um creme firme (não muito duro, pois depois de frio ele engrossa mais). Desligue o fogo e distribua em potinhos.
Caso tenha formado caroços, passe o creme por uma peneira média. Acrescente o corante que quiser, e em cores variadas: anilina comestível, gelatina em pó, suco em pó, temperos como canela, açafrão, colorau, pó de café, chás prontos, água onde foram cozidos talos de verduras, cenouras, beterrabas, etc. (isto é ideal para as crianças pequenas que costumam "provar" tudo).
O professor deve dar um tempo para a criação das pinturas e deixá-los à vontade, interferindo apenas quando necessário.
O mais interessante dessa atividade é deixar a criança livre para criar, o grande diferencial dessa atividade é a tinta comestível, dessa maneira a criança poderá se sujar a vontade e sem problemas de ingestão de tinta tóxica.

AVALIAÇÃO

A avaliação deverá ser feita durante toda a atividade. Serão observadas as cores escolhidas para compor o trabalho se houve interação do grupo e a avaliação individual de cada pintura.

1 comentários:

Anônimo disse...

Amei sua idéia com certeza irei aplicá-la também em sala de aula. beijinhos

Postar um comentário

Terei prazer em ler o seu comentário...