Páginas

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

CUIDANDO DA ALIMENTAÇÃO

CLIC AQUI PARA ASSISTIR UM FILMINHO MUITO DIVERTIDO...











NUTRIÇÃO

Você sabe quais são os principais grupos de alimentos?
Os alimentos são essenciais na nossa vida, eles são responsáveis pela construção, manutenção e funcionamento do nosso corpo.
Os alimentos podem ser divididos em três grupos principais:
1. Alimentos energéticos: fornecem a energia para o corpo se movimentar, trabalhar e realizar as atividades cotidianas. São os alimentos que contém carboidratos e gorduras. Exemplos: óleo, azeite, pão, macarrão, açúcar, mel e doces.
2. Alimentos construtores: ricos em proteína, ferro e cálcio, são responsáveis pela manutenção e pela construção do corpo. Também formam os hormônios, as enzimas e os anticorpos. Exemplos: leites e derivados, carne, peixe, frango.
3. Alimentos reguladores: Com vitaminas, minerais e fibras, são responsáveis pelo funcionamento do corpo. Entre suas tarefas estão facilitar a digestão, aumentar a resistência às infecções, proteger a pele, a visão e os dentes. Exemplos: frutas, verduras e legumes.
Dentro dos grupos dos alimentos reguladores encontramos as vitaminas e os sais minerais.
Além de todos esses alimentos e nutrientes, não podemos esquecer de citar a água. A água é essencial para o corpo. É tão importante que constitui cerca de 70% do nosso peso. Até os nossos ossos têm água, e tudo aquilo que comemos, dos animais aos vegetais. Verduras e legumes são especialmente ricos em água e sais minerais. Algumas frutas, como o melão e a melancia, têm quase 90% de água e suprem boa parte da necessidade hídrica do corpo.




SAIS MINERAIS


Você sabe o que são sais minerais?
Assim como as vitaminas, os sais minerais ajudam em todo o funcionamento do nosso organismo.
Conheça alguns sais minerais:
Cálcio: Mantém firme os ossos.Encontramos em: queijo, leite, nozes, uva, cereais integrais, nabo, couve, chicória, feijão, lentilha, amendoim, castanha de caju.
Fósforo: Prevenção de pedras nos rins; tratamento de diabetes.Encontramos em: carnes, miúdos, aves, peixes, ovo, leguminosas, queijo, cereais integrais.
Ferro: Tratamento de anemia e cólicas menstruais, importante para a respiração celular.Encontramos em: fígado, rim, coração, gema de ovo, leguminosas, verduras, nozes, frutas secas, azeitona.
Flúor: Prevenção de cáries dentárias e osteoporose.Encontramos em: agrião, alho, aveia, brócolis, beterraba, cebola, couve-flor, maçã, trigo integral.




QUAIS OS TIPOS DE VITAMINAS???



VITAMINAS
Você sabe o que são vitaminas?
As vitaminas são substâncias químicas de que o nosso corpo necessita, mas que não consegue produzir por si só, ou na quantidade suficiente. As vitaminas precisam ser extraídas dos alimentos, mas pequenas quantidades já são suficientes para suprir as nossas necessidades diárias.



Conheça algumas vitaminas:
A: Ela previne doenças como cegueira noturna e fortalece o sistema imunológico. Encontramos em: óleo de fígado de bacalhau, fígado de boi, cenoura, salsa, ervilha, couve, mostarda, taioba, mamão, laranja, banana, manga e goiaba.
B12 ou cobalamina: Prevenção de anemia, lesões da pele e problemas do sistema nervoso. Encontramos em: arroz integral, nozes, fígado, semente de girassol.
C ou ácido ascórbico: Aumenta a resistência às hemorragias e às infecções, além de prevenir o escorbuto e facilitar na cicatrização. Encontramos em: acerola, laranja, lima, limão. caju, goiaba, morango, banana, mamão, tomate, couve e kiwi.
D: Prevenção da osteoporose. Encontramos em: óleo de fígado de peixes, leite, manteiga e gema de ovo.
E: Alívio da fadiga; retardamento do envelhecimento; prevenção de abortos espontâneos e cãibras nas pernas. Encontramos em: germe de trigo, nozes, carnes, amendoim, óleo, gema de ovo.




ATIVIDADES SOBRE ALIMENTAÇÃO