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segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

BRINCADEIRAS DE RUA I


Estarei postando neste espaço sugestões de brincadeiras simples, nas quais utilizamos poucos recursos e nos trazem a memória nosso tempo de criança.
Os nomes podem até variar de um lugar para o outro, mas as brincadeiras populares estão presentes em todo o país.
De tão importante, elas são estudadas por diversos pesquisadores e reunidas em dezenas de livros.Mais comuns no passado ou nas cidades menores, essas brincadeiras ensinam as crianças a aceitar derrotas e, claro, a vibrar com as vitórias.
Baseando-se  nisso podemos citar algumas brincadeiras muito bacanas para serem desenvolvidas dentro e fora de sala de aula..

1 - AGACHA -AGACHA

Nessa brincadeira de perseguição, a criançada corre, agacha e levanta, aperefeiçoando os movimentos.

* IDADE - A partir de 4 anos.
* LOCAL - Pátio ou outro espaço amplo.
* PARTICIPANTES - No mínimo três.
*COMO BRINCAR - Uma criança é eleita o pegador. Para não serem apanhadas, as demais fogem e se agacham. Quando o pegador consegue tocar um colega que está em pé, passa sua função a ele. Não há um vencedor.
A brincadeira acaba quando as crianças se cansam.

2 - BALANÇA-CAIXÃO

Aqui entra corrida, agacha e levante e até esconde-esconde.
A garotada ganha agilidade e capacidade de desenvolver os movimentos.

* IDADE - A parir de 4 anos.
* LOCAL - Pátio ou outro espaço amplo com lugares para servir de esconderijo.
* PARTICIPANTES - No mínimo três.
* COMO BRINCAR - Um integrante do grupo é escolhido o rei e se senta em um muro baixo. Outro participante é eleito o servo.
Ele se ajoelha de frente para o rei e apóia o rosto em seu colo. Os demais formam uma fila atrás do servo, cada um apoiando a cara nas costas do companheiro da frente. Todos recitam: "Balança, caixão/Balança você/Dá um tapa nas costas/ E vai se esconder". O último da fila dá um tapa nas costas do que está na sua frente e se esconde. Uma a uma, as crianças vão repetindo essa ação até que todas estejam escondidas. É a vez, então, do servo sair à procura dos colegas.
Ganha quem for pego por último.
A brincadeira recomeça com a escolha de outras crianças para representar os personagens.

LEMBRETE: Se o pátio da escola não oferece cantinhos para a garotada se esconder, improvise montando "trincheiras"com panos estendidos sobre cadeiras.

3 - ELEFANTINHO COLORIDO

Azul, vermelho, amarelo, verde...Qualquer objeto com essas cores se transforma em pique. A atividade exige atenção e  agilidade para correr e não ser pego.

* IDADE:  A partir de 4 anos.
* LOCAL: Ambiente espaçoso e colorido.
* PARTICIPANTES: No mínimo três.
*COMO BRINCAR: Uma criança é escolhida para comandar. Ela fica na frente das demais e diz: "Elefantinho colorido!" Ogrupo responde: "Que cor?"O comandante escolhe uma cor e os demais saem correndo para tocar em algo que tenha aquela tonalidade. Sorte de quem tiver  a cor npa roupa: já está no pique! Se o pegador encostar em uma criança antes de ela chegar a cor, é capturada. O comandante tem de escolher uma cor que não está num local de fácil acesso para dificultar o trabalho dos demais.
Vence a brincadeira quem ficar por último.

4-ESTÁTUA

Vale fazer micagens e até cócegas em que vira estátua.
Vence quem ficar imóvel mesmo com tamanha provocação.

* IDADE: A partir de 4 anos.
* LOCAL: Pátio.
* PARTICIPANTES: No mínimo três.
*COMO BRINCAR: Uma criança é eleita o líder. As demais andam livremente pelo pátio  até que ela diga: 1,2,3,estátua!"
Nesse momento, elas param no lugar fazendo pose. O líder escolhe um colega e faz de tudo para que ele se mexa. Só não vale empurrar. Quem resistir às caretas e cócegas ficando imóvel é declarado o vencedor e assume a posição de líder.


Por hoje é isso, fica a dica para deixar a hora do recreio produtiva e muito mais divertida, apesar de parecer brincadeiras "velhas"e "batidas" afirmo o quanto elas são importantes para o desenvolvimento das nossas crianças...experimente!!!..bjusssss