Páginas

segunda-feira, 29 de março de 2010

Celso Antunes


  • Queridas amigas, vim  compartilhar com vocês  uma crônica de Celso Antunes, eu particularmente amei a maneira simples como ele se expressa, vale  a pena tirar um tempinho para ler, refletir e quem sabe colocar em prática...bjussssss
COMER TUDO OU COMEM BEM?

Imagine-se na fila, para se servir no restaurante. Seguindo tendência que no país inteiro se transformou em moda, esse também fornece refeições pelo sistema “self-services”. Você desembolsa um preço fixo e escolhe o que mais lhe convém, sem pensar que abarrotando o prato a proporção do custo lhe sai menor.
Ao percorrer as estantes onde diferentes pratos se alinham, claramente se percebe oferta bem mais ampla que a procura. Você ao caminhar com seu prato na mão vai aqui e ali, se servindo do bem apetece. Não importa que existam quarenta pratos, se você se serve de apenas quatro ou cinco, não faz qualquer diferença a apetitosa batata assada com alecrim se para você, naquele momento, as batatas passam longe de sua vontade. Esta necessidade deve ser sempre orientada pelo bom senso e assim você esquece a quantidade em busca da qualidade, equilibra seu apetite com seu regime, pouco ligando para dezenas de pratos que você nem ousa tocar. Esses pratos, é evidente, não o incomodam, não serve para você nesse dia, mas por certo para outros servirá.
Os conteúdos curriculares existentes nos livros e apostilas didáticos deveriam ser pelo professor, olhado da mesma forma com que olham os pratos dispostos nesse self-services.
Todo professor sabe que deve dar todo o conteúdo dos livros, mas esse conteúdo integral é muito diferente da obrigação de dar “tudo” de todos os conteúdos. Os autores, quando redigem seus textos, sabem que devem organizá-los mais ou menos como gôndolas de restaurantes self-services. Expõem o mais possível de todos os assuntos, não porque acreditam que os alunos deverão “engolir” esse imenso e absurdo volume de informações, mas para propiciar aos professores a essencial seleção dos itens de cada assunto que para aquela turma, especificamente, mais interessa.
Livros e apostilas didáticas apresentam textos amplos, irrestritos e na medida do possível completos, porque seus autores não podem antecipar idéias sobre quais itens dos mesmos interessa especificamente naquele momento, para aquela classe. O que se ensina para alunos cercados pela opressão das grandes cidades envolve ângulos específicos que não são os mesmos que envolvem alunos de um espaço rural. O que cabe a filhos de profissionais liberais a aprender, não deve ser igual enfoque do que se vai ensinar para filhos de pais analfabetos ou de outros que militam na agricultura. Em todo capítulo de um bom texto didático existe invariavelmente o que é essencial, o que se considera desejável e, muitas vezes, até mesmo informações supérfluas. Mas, sabem que somente o professor, face aos saberes e anseios de seus alunos, é que terão meios de, olhando a complexidade ampla do texto, priorizar o essencial, destacar o desejável e esquecer o supérfluo. Impossível comparação melhor que as estantes da mesa Self-Services.
Esta seletividade de aspectos mais ou menos significativos que se vai ministrar jamais implica que alguns aprendam “mais” que outros; não é assim uma questão de quantidade de informações, mas de uma boa seleção das mesmas em face de realidade dos alunos e os desafios de seus convívios e de seus entorno. O texto desta ou daquela disciplina pode abrigar iguais informações tanto para alunos de Banzaê, na Bahia como para alunos da Vieira Souto, no Rio de Janeiro, mas cabe ao professor e somente a ele, pensar que trabalha com realidades diferentes e assim precisa selecionar nas informações apresentadas, as que mais se relacionam ao olhar de mundo que seu aluno tem. A Lei da Gravidade, por exemplo, é sempre a mesma se ensinada na cidade ou no sertão, se apresentada a alunos dos bairros nobres pela manhã ou da periferia à noite mas, a maneira como vai dominar esse conceito, como devem pensar e aplicar, sintetizar e analisar essa lei em seu cotidiano abriga diferenças exponenciais que todo bom professor sabe enfatizar.
Quando, muitas vezes, ouço professores dizendo que não podem desafiar seus alunos, propor criatividade, ministrar situações de aprendizagens diferentes, com a alegação de que todo tempo útil é essencial para dar “todo” programa. Fico pensando na angústia desse professor, se em fila de self-services com seu prato na mão fosse proibido de escolher e separar o essencial do supérfluo e tivesse que comer tudo, absolutamente tudo, quanto na gôndola existisse. Esse professor, por certo, estaria vendo no alimento o ódio e se colocando a um passo de perigosa indigestão; que ao selecionar o essencial nos conteúdos específicos para alunos específicos possam ministrar aulas gostosas, serenas e úteis onde o aluno aprende como quem degusta com imenso prazer.

E que possamos degustar esse maravilhoso ensinamento..bjussss

domingo, 21 de março de 2010

Artes é bom demais....

PORTA ALFINETES

* Montamos esse lindo porta alfinetes de joaninhas , utilizamos como material:

  • Refil de filme ( para máquinas fotográficas)
  • Massinha de biscuit ( da cor de sua preferência)
  • EVA ( para encapar o potinho)
  • Cola quente


quarta-feira, 17 de março de 2010

Fazendo artes com música

Essa semana trabalhei com as crianças o tema casa, cantamos usando vários sons, ritmos e onomatopéias. Utilizamos ainda pincel, latinhas, lápis, ou seja tudo virou instrumento dentro de sala de aula.
Feito esse primeiro momento, montamos a nossa casinha, utilizando papel cartão, palito de sorvete, tinta guache, biscuit e tintas relevo.
Eu sou suspeita, mas afirmo que mais uma vez eles arrasaram....Amoooo essas crianças!!!bjusssss

A CASA - PORTA CHAVES


Era uma casa muito engraçada
Não tinha teto, não tinha nada
Ninguém podia entrar nela, não
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia deitar na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque penico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos número zero.
(Vinicius de Moraes)





Artes com Mosaico...


Trabalhando com Mosaico...Montamos a bandeira do Brasil, ficou muito bonita...e o melhor de tudo é que as crianças gostaram muito dessa atividade...Uma ótima idéia para a Copa que vem se aproximando..bjusssssss




quarta-feira, 10 de março de 2010

Atividades de páscoa


Oii...estou postando hoje alguns  modelinhos de páscoa...







terça-feira, 9 de março de 2010

FAZENDO ARTES...





Olá amigas..hoje estou postando essas ponteiras de lápis, feitas especialmente para a páscoa.
Dei apenas o molde para as crianças, o resto foi criação deles...Essas crianças são meu orgulho..AMOOOOO!!!
PS: Manuele, valeu pela ajuda...obrigada!!


segunda-feira, 8 de março de 2010

NOSSO DIA..HUHU!!!

Oiii..tudo bem amigas??? Amanhã comemoraremos o NOSSO DIA, que por sinal é muito importante.
Afinal, somos heroínas, matamos um leão por dia e ainda conseguimos nos manter belas, com todo o vigor em  busca de novas conquistas.
PARABÉNS para nós!!!!
Me orgulho em ser mulher...e por esse motivo estou postando hoje uma linda mensagem qu achei em algum lugar que não me lembro, mas ela é maravilhosa, vale a pena você preparar um mensagem para seus alunos levarem para a casa...bjusssssssss

Mulher...

Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis

Que divide sua alma em duas

Para carregar tamanha sensibilidade e força

Que ganha o mundo com sua coragem

Que traz paixão no olhar

Mulher,

Que luta pelos seus ideais,

Que dá a vida pela sua família

Mulher

Que ama incondicionalmente

Que se arruma, se perfuma

Que vence o cansaço

Mulher,

Que chora e que ri

Mulher que sonha...

Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,

Cheias de mistérios e encanto!

Mulheres que deveriam ser lembradas,

amadas, admiradas todos os dias...

Para você, Mulher tão especial...

Feliz Dia Internacional da Mulher!

Profª. Rita 08/03/2010

quinta-feira, 4 de março de 2010

Artes em EVA...




Hoje, estou postando os moldes de menininho e menininha aquarela, para decorar pastinhas, potinhos e o que mais a criatividade deixar...espero que gostem..bjussssss
PS: Dora..obrigada pela ajuda..rsrs