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sexta-feira, 28 de agosto de 2009



MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO

A alfabetização é um dos estágios mais importantes do aprendizado, se não for o mais importante. Não apenas porque o aluno passará a ler e a escrever, mas porque todos os aspectos envolvidos no processo, como a velocidade com que ele se desenvolve, sua relação com o professor e os colegas e as possíveis dificuldades que aparecerão pelo caminho, serão marcantes e até decisivas para a sua trajetória de estudante. Por isso, o papel do professor e o método de alfabetização adotado pela escola têm um grande peso nesse momento.Diferentes metodologias podem levar a resultados igualmente satisfatórios, já que o mais importante é a habilidade do professor em aplicá-lo com desenvoltura e conhecimento teórico, como o FÔNICO, LINGUAGEM TOTAL E TRADICIONAL.

FÔNICO

Seu princípio é: como a fala é anteriro à escrita, a escrita deve partir da fala. O som da fala vai ser, aos poucos, decodificados e passado à escrita; sons são transformados em grafemas.O professor é quem dirige o processo, que se fundamenta em leituras em voz alta e ditados.

LINGUAGEM TOTAL

A lingua é vista como um sistema estruturado, portanto, exclui-se a fragmentação de sílabas e alavras. O professor lê textos inteiros com as crianças, que vão se familiarizando com as palavras e seus contextos.

TRADICIONAL

O aprendizado começa pelo alfabeto, por isso também é chamado de método alfabético. As letras são apresentadas às crianças, e estas aprendem, aos poucos, a juntá-las em sílabas. Depois, formam-se palavras curtas, palavras longas, frases e por último, históiras. Esse método popularizou-se por meio de cartilhas e foi bastante adotado no Brasil.

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