Páginas

segunda-feira, 31 de agosto de 2009




domingo, 30 de agosto de 2009

ATIVIDADES PARA A SEMANA DA PÁTRIA



































































sexta-feira, 28 de agosto de 2009



MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO

A alfabetização é um dos estágios mais importantes do aprendizado, se não for o mais importante. Não apenas porque o aluno passará a ler e a escrever, mas porque todos os aspectos envolvidos no processo, como a velocidade com que ele se desenvolve, sua relação com o professor e os colegas e as possíveis dificuldades que aparecerão pelo caminho, serão marcantes e até decisivas para a sua trajetória de estudante. Por isso, o papel do professor e o método de alfabetização adotado pela escola têm um grande peso nesse momento.Diferentes metodologias podem levar a resultados igualmente satisfatórios, já que o mais importante é a habilidade do professor em aplicá-lo com desenvoltura e conhecimento teórico, como o FÔNICO, LINGUAGEM TOTAL E TRADICIONAL.

FÔNICO

Seu princípio é: como a fala é anteriro à escrita, a escrita deve partir da fala. O som da fala vai ser, aos poucos, decodificados e passado à escrita; sons são transformados em grafemas.O professor é quem dirige o processo, que se fundamenta em leituras em voz alta e ditados.

LINGUAGEM TOTAL

A lingua é vista como um sistema estruturado, portanto, exclui-se a fragmentação de sílabas e alavras. O professor lê textos inteiros com as crianças, que vão se familiarizando com as palavras e seus contextos.

TRADICIONAL

O aprendizado começa pelo alfabeto, por isso também é chamado de método alfabético. As letras são apresentadas às crianças, e estas aprendem, aos poucos, a juntá-las em sílabas. Depois, formam-se palavras curtas, palavras longas, frases e por último, históiras. Esse método popularizou-se por meio de cartilhas e foi bastante adotado no Brasil.

* ATIVIDADES DE MATEMÁTICA *







































































































ALGUNS MODELINHOS DE CARTAZES PARA DEIXAR A SALA DE AULA MAIS RECEPTIVA...

*ROTINA * ( Fundamental para a organização da sala de aula)


Adicionar imagem
* LISTA DE NOMES*




* CALENDÁRIO *




* ANIVERSARIANTES *

PS: Esses cartazes forão especialmente feitos para a minha amiga IVONETE...bjusss




Oiiii....

Alfabetizar é ensinar a ler e a escrever. A definição é simples, mas a tarefa é bastante complexa e exige muita responsabilidade.
O professor tem o desafio de desenvolver atividades que desenvolvam a linguagem oral, a leitura e a escrita.
Mas muito mais que isso temos que ter a preocupação de desenvolver atividades significativas e quanto mais recursos lúdicos, melhor.
E é exatamente isso que você encontrará aqui....modelos e sugestões...SEJAM BEM VINDAS!!!!

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O valor de ser educador

O valor de ser educador
Ser transmissor de verdades,De inverdades...Ser cultivador de amor,De amizades.Ser convicto de acertos,De erros.Ser construtor de seres,De vidas.Ser edificador.Movido por impulsos, por razão, por emoção.De sentimentos profundos,Que carrega no peito o orgulho de educar.Que armazena o conhecer,Que guarda no coração, o pesarDe valores essenciaisPara a felicidade dos “seus”.Ser conquistador de almas.Ser lutador,Que enfrenta agruras,Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,Buscando se auto-realizar,Atingir sua plenitude humana.Possuidor de potencialidades.Da fraqueza, sempre surge a forçaFazendo-o guerreiro.Ser de incalculável sabedoria,Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.É...Esse é o valor de ser educador